Como usar Mapa Mental para organizar o seu blog


Uma das maiores dificuldades para quem está começando um blog do zero é organizar seu pensamentos para estruturar seu novo projeto que é ser um blogueiro iniciante, a gente acha que viver de blog é somente escolher um nome, criar um perfil no blogger ou wordpress e já sair escrevendo, que em seguida o dinheiro vai cair nele. #SQN 

Pensar o blog de forma profissional requer bastante cuidado na fase estruturante do projeto. Você tem que pensar desde o título até a forma que você vai fazer o dinheiro brotar das suas intensas horas de trabalho, com produção de conteúdo relevante.

Fazer listas, anotas as ideias em post-its ou escrever em diversas páginas diferentes em um caderno podem não ser as estratégias mais efetivas para quem precisa recursos mais visuais e tudo em um só lugar. Graças a Deusa, hoje existem inúmeros recursos que nos possibilitam colocar em ordem o nosso brainstorm com a gente mesma (sic!), e uma dessas ferramentas é o mapa mental.


O que é Mapa Mental



Se você ainda não ouviu falar de Mapa Mental (Miga, sua loka! Sério! Onde é que você esse tempo todo, mulher?), então você precisa se atualizar o quanto antes para começar a planejar seu blog. O Mapa mental é uma ferramenta de visualização criada nos anos 70 e muito utilizada por quem precisa executar projetos, fazer tarefas acadêmicas, estudar para concursos ou o que quer que seja, que você precise sistematizar.

O Mapa Mental funciona como um conector de ideias, aumentando nossa capacidade de memorização e produtividade através da visualização ampla das tarefas necessárias.Você pode criar um Mapa Mental num papel, cartolina, caderno ou até mesmo no seu computador, se você for uma pessoa bastante tecnológica. Algumas pessoas criam mapas mentais em Excel, Word, já outras utilizam algumas plataformas na web ou apps de celular para focar nas ações que precisa concluir.

Existem alguns muito bons (e gratuitos!) disponíveis, mas o mais importante de tudo é você escolher a estratégia que melhor se adeque ao seu trabalho. São eles: Mindmeister (versão gratuita e paga), Mind Node, Free Mind, Xmind (versão gratuita e paga), Free plane, Mind Mapr (é uma extensão gratuita do Google Chrome), Coggle, Text2mindmap, Popplet, Bubbl.us, Mind42, Wisemapping, MindApp e o site Canva.com, que é o que eu uso para criar meus mapas mentais.


Como Funcionam os Mapas Mentais

Para fazer um Mapa Mental eficiente, você tem que centralizar a informação principal e todas as outras atividades/estratégias ao redor dela. Essa atividades/estratégias serão divididas em pequenas etapas importantes para execução das mesmas. Quando se trata de mapa mental para blog, algumas dessas estratégias também permitem criar mapa mentais para elas, como é o caso das estratégias de tráfego e criação de produtos digitais para monetização.

Quando usado para elaborar um blog, por exemplo, o mapa mental deve centralizar o seu blog (ou o nicho dele) e tudo o que precisa ser feito para seu blog ser um sucesso deverá aparecer ao redor. No caso do meu mapa mental, eu defini que para construir meu blog era extramente importante que eu formatasse o Blogger, produzisse conteúdo através de Posts, gerasse tráfego para meu blog e monetizasse ele.

Dentro dessas atividades demandantes existem outras mil etapas menores. Para que eu formatasse o blog, eu precisava desempenhar algumas atividades como: escolher meu nicho, cadastrar-me na plataforma blogger, registrar meu domínio .com.br, escolher o layout do blog e instalar alguns gadgets bacanas.

Uma vez definido tudo o que eu precisava fazer para ter meu blog formatado, eu partir para pensar sobre o que seria o post relevante para meu público. Sendo assim, para esta etapa eu sabia que eu teria que pesquisar muito os conteúdos que eu poderia abordar no blog e, em seguida, construir o mapa mental dos principais posts.
Mapa mental para Blog
Mapa mental para Blog

Pensar nos títulos que chamem atenção das minhas seguidoras (e alinhados com a estratégia de SEO) era uma etapa decisiva para o meu post. Tão importante quanto construir o artigo todo pensado na mesma estratégia de busca do Google. Outro atrativo para o post perfeito foi pensar no uso de recursos como imagens e gifs, que trouxessem leveza para o post. Somente texto seria algo massante e no mundo das muitas mídias, nós podemos usar todos os recursos possíveis para tornar o post atrativo.

Mas de nada adiantaria ter um blog muito bonito e posts com conteúdos poderosos, se eu não tivesse ninguém para ler. Por isso que a 3ª etapa importante para construção do meu blog foi pensar em como gerar tráfego para ele. Defini que o conteúdo escolhido para o post da semana seria compartilhado ou apresentado de uma outra forma pela internet. 

O YouTube e o Podcast da semana são o mesmo conteúdo do blog, só que em outro formato digital. Assim, eu posso ser encontrada na Web em três diferentes recursos sobre o mesmo assunto. Tanto na descrição do vídeo no YouTube quanto no episódio do Podcast, eu posso incluir o link exato do meu post sobre aquele conteúdo e trazer aquele visitante para saber mais sobre meu trabalho aqui no meu blog.

Essa mesma estratégia funciona para o Pinterest, que é atualmente conhecido como o melhor gerador de trafégo para blogs. Eu costumo criar imagens muito bonitas e verticalizadas, como se fosse um anúncio do meu blog, e incluo meu link do post na descrição dele para que as pessoas interessadas venham até aqui para saber mais.

O Facebook, eu tenho uma estratégia diferente para ele. Para me manter nos olhos das minhas followers e aumentar os meus likes, eu posto conteúdos vindos do meu blog, do meu Instagram, do meu canal do YouTube, anúncio novo episódio do meu Podcast, além de notícias/matérias e posts de outros produtores de conteúdo e portais. A minha proposta lá é interagir mais diretamente com minhas seguidoras e me aproximar mais delas.

No Twitter, eu costumo compartilhar o link do post do dia, algumas postagens feitas no Instagram ou até mesmo alguma fala importante do meu vídeo do YouTube e que merece destaque. Como o fluxo de informações do Twitter são constantes, lá é a única ferramenta que eu eu reposto a mesma coisa constantemente para manter a minha visibilidade.

Agora eu falarei do Instagram como estratégia de tráfego para meu blog. No Instragram, eu costumo postar frases motivacionais sobre como ser uma #MOMBOSS, mãe blogueira, mãe empreendedora, dicas bacanas, anuncio que o post do dia foi publicado, além de divulgar os produtos físicos da loja do meu blog. Por ser uma rede social muito visual, o engajamento é através de imagens de grande impacto. 

Mas todo esse aumento de tráfego tem que gerar renda. Nenhum blogueiro profissional produz conteúdo relevante sem visualizar a possibilidade de todo aquele trabalho gerar alguma grana. Foi a partir daí que eu defini as estratégias que eu teria para monetizar o meu blog. Aqui eu trabalho com Marketing de Afiliados, quando eu indico para a minha lista os produtos ou serviços digitais que eu já usei e que considero de excelente qualidade para que elas usem também e cresçam com seus projetos.

Outra forma que pensei em monetizar o meu blog foi através de posts patrocinados de marcas que queiram ganhar visibilidade com o meu público leitor, bem como, lucrar com o próprio Google Adsense que te paga através dos anúncios do Google no seu blog. Este último Essas duas formas de monetizar o blog só acontecem quando seu blog já tem um número relativamente OK de leitores.

Por fim, eu decidi que adotaria o papel de produtora digital como estratégia lucrativa para meu trabalho como blogueira. Além do conteúdo que produzo aqui no blog, eu também penso em oferecer serviços próprios como Coach de Mães Blogueiras e também criar produtos digitais como e-books, cursos digitais e outros.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Se sim, não esquece de compartilhá-lo nas redes sociais, para que mais #MOMBOSSES como você possam dar o primeiro passo na construção do seu projeto digital rentável, usando a ferramenta blog, e se tornem donas das suas próprias vidas!

E se você quiser encontrar outras #MOMBOSSES em um só lugar para fazer amizades, entre no nosso grupo do Facebook e venha fazer parte desta família de mães blogueiras de sucesso!

Um super beijo e até breve.

Nenhum comentário

Obrigada por deixar seu comentário no nosso blog!